quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Ministro das Comunicações defende redução de impostos para tablets

Paulo Bernardo participou de debate na Campus Party 2011.
‘Quero massificar o uso da internet no país’, afirmou.




O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, defendeu nesta quinta-feira (20) a redução dos impostos de importação para tablets. Durante debate na Campus Party 2011, o ministro afirmou que quer "massificar o uso da internet no país”.

Bernardo afirmou que pretende lutar pela inclusão de aparelhos como o iPad, da Apple, no programa do governo “Computador para Todos”. “Se conseguirmos dar o mesmo tratamento que os desktops e notebooks recebem, podemos baratear e ajudar na produção dos tablets no Brasil”, disse.


Rumores indicam que o tablet LG G-Slate pode contar com tela 3D

Informações indicam a possibilidade de 3D sem óculos no novo gadget da LG. Surgem ainda rumores de que o aparelho pode ter câmera com captura tridimensional.

A empresa de telefonia americana T-Mobile anunciou recentemente que vai lançar um tablet equipado com Android 3.0 e preparado para as redes 4G. Trata-se do LG G-Slate, um modelo com tela de 8,9 polegadas que, segundo os rumores recentes, pode contar com tecnologia 3D.

Os boatos surgiram de duas fontes diferentes. O primeiro veio do GPS and Co, o qual informou sobre a presença de tela 3D com tecnologia que dispensa o uso de óculos e câmera 3D. Segundo o post no blog, a informação teria sido obtida através de um representante da LG na França.

O segundo boato veio através do TmoNews, que relatou sobre o óculos 3D como um futuro acessório para o tablet da LG — o artigo deste site não indicou qualquer fonte. Com a contradição fica difícil se saber qual tecnologia será utilizada no gadget, todavia os rumores indicam o 3D, o que pode ser uma novidade interessante.

Para complicar ainda mais, o site Pocket-lint disse ter ouvido diretamente da LG que a fabricante está sim elaborando um dispositivo 3D, no entanto a notícia indica que tal afirmação seria referente ao novo smartphone da LG que foi apresentado na CES. Sem quaisquer confirmações oficiais fica difícil prever o que a fabricante coreana está preparando, todavia o 3D parece ser parte dos planos da empresa.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Empresas vão comprar 10 milhões de tablets em 2011, diz consultoria

Vendas totais devem alcançar 50 milhões de unidades. Mais de 25% de tablets serão comprados por companhias.

Um volume de mais de 10 milhões de tablet será comprado por companhias de todo o mundo este ano, afirmo um levantamento da consultoria Deloitte. Em um recente estudo, o Gartner também previu que o mercado global do iPad subiria para 55 milhões de unidades este ano, após 19,5 milhões em 2010.

“Apesar de alguns observadores considerarem os tablets como dispositivos de pouco poder de processamento e voltados apenas para consumo de mídia, em 2011, mais de 25% de todos os tablets serão comprados por empresas e esse número deve crescer em 2012”, afirmou a Deloitte.

Se consumada, a previsão marcará a abertura do mercado para o PlayBook, da Research in Motion, que será lançado em fevereiro ou março. O aparelho tem recebido avaliações positivas depois que a fabricante do BlackBerry entregou versões do produto para demonstração durante a feira de tecnologia CES.

A Deloitte informou que os setores de saúde e varejo sozinhos podem comprar cerca de 5 milhões de tablets este ano. O surgimento do mercado de tablet, aliado ao crescimento forte do segmento de celulares inteligentes, implica que, em 2011, pela primeira vez, as vendas de computadores pessoais vão representar menos da metade de todo o mercado de aparelhos de computação, afirma a Deloitte. “O ano de 2011 marca o ponto de virada”, afirma a consultoria.

A Deloitte prevê que as vendas de smartphones somem 375 milhões de aparelhos em 2011 e que o mercado de tablets alcance as 50 milhões de unidades. Enquanto isso, as vendas combinadas de desktops, laptops e netbooks devem ser de 390 milhões de aparelhos, pelas contas da consultoria.

Novo tablet da Evolve possui três sistemas operacionais diferentes

Aparelho virá com MeeGo Linux, Windows 7 e Android instalados de fábrica

Para você que não se contenta só com um sistema operacional, o novo tablet da Evolve, chamado de Evolve III Maestro, poderá bootar três OS diferentes de fábrica. O Maestro suportará o Windows 7, Android e o MeeGo Linux. A Evolve investiu um tempo modificando o OS Linux, adicionando widgets na tela inicial e melhorando o touch-screen. O resultado você pode ver nesse link.

Para suportar os três sistemas operacionais, o Maestro possui processador Atom N475, da Intel, 2 GB de memória RAM e disco rígido de 32 GB. O aparelho pesa cerca de 800 gramas e tem display de 10 polegadas. Ele poderá se conectar através de Wi-Fi e 3G.

O tablet deve chegar às lojas ainda no primeiro semestre desse ano, mas ainda não há confirmação do preço e nem da versão do Android que será utilizada. Veja o tablet em funcionamento no vídeo abaixo:



segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Tablets exibidos na CES não matarão o iPad


Na semana passada, em Las Vegas, encontrar um tablet era mais fácil que encontrar um táxi.

Rivais determinados a impedir que a Apple domine o mercado de computadores tablet da mesma maneira que fez com o mercado de players digitais de música lançaram um maremoto de aparelhos dotados de telas de toque durante a Consumer Electronics Show (CES).

Este ano bem pode produzir um concorrente viável para o Apple iPad. Mas a CES só serviu para enfatizar a seriedade do desafio que eles enfrentam.

Do grande número de tablets exibidos na CES, os modelos apresentados pela Motorola e Research in Motion (RIM) se destacaram. Mas nenhum conseguiu se posicionar como matador de iPads, disseram os analistas. Alguns fornecedores mais preguiçosos parecem ter usado a feira como quadro-negro para mostrar ideias pouco desenvolvidas.

Rich Beyer, presidente-executivo da Frescale Semiconductor, que fabrica chips para computadores tablet, declarou em entrevista anterior à CES que as rivais da Apple ainda estão testando o mercado.

"Creio que muita gente está esperando que esse mercado não venha a ser como o do MP3, para a Apple", acrescentou.

Os rivais já começam com atraso, depois que a Apple agiu de modo agressivo para estabelecer o mercado de tablets, sacrificando a margem de lucro que a empresa sempre considerou como fundamental a fim de oferecer o iPad ao preço de 500 dólares.

Sem dúvida existe oportunidade para outros tablets, especialmente no caso de tamanhos de tela diferenciados e no mercado empresarial, no qual a Apple tradicionalmente não encontra grande sucesso. E a onipresença de tablets baseados no sistema operacional Google Android faz dele uma plataforma que a Apple não poderá ignorar.

O segmento dos tablets deve mais que triplicar, para mais de 50 milhões de unidades vendidas em 2011, e a Apple deve ser o fornecedor dominante por larga margem.

A despeito de sua grande vantagem inicial, ninguém espera que os concorrentes desistam. A Sony declarou que espera se tornar a segunda maior fabricante mundial de tablets em 2012, mas não mostrou modelo algum.

Paul Henri Ferrand, diretor de marketing ao consumidor da Dell, disse que "a Apple não deve esperar ter o mercado de tablets só para si."

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

CES: Motorola Xoom: o primeiro concorrente de verdade do iPad?

Empresa apresentou gadget nesta quinta-feira (6), o primeiro a rodar a versão Honeycomb do Android, voltada especialmente para tablets


A Motorola revelou nesta quinta-feira (6) seu tão aguardado tablet, o Motorola Xoom, um dos primeiros concorrentes diretos do iPad no mercado a rodar o Android OS 3.0, o Honeycomb. A nova versão do sistema operacional Android 3.0 é voltada especialmente para tablets. O Honeycomb permite experiências como widgets em tempo real, multi-tasking, Gmail e Youtube otimizados, Google Maps 5 em 3D e, diferente do principal concorrente, suporte para conteúdo Flash.
O Xoom possui um display touch screen de 10.1 polegadas, com resolução de 1280x800, duas câmeras - uma frontal de 2 Megapixels para videochamadas e uma traseira de 5 Megapixel, que faz vídeos HD de 720p - e Wi-Fi. São 32GB de capacidade interna e um processador de dois núcleos de 1 GHz. O tablet também tem acelerômetro, giroscópio, barômetro e e-compass embutidos, além de sensores adaptadores de iluminação.

O tablet será lançado no primeiro bimestre de 2011 em conjunto com a Verizon, que fornecerá a rede 3G do aparelho. A atualização para 4G deve chegar ainda no primeiro semestre desse ano. O preço do produto ainda não foi divulgado.

Em uma entrevista para a imprensa latino-americana em Las Vegas, Sérgio Buniac ,diretor de produtos móveis da Motorola Mobility no Brasil, afirmou que o produto deve chegar ao mercado brasileiro em meados de abril. O preço ainda não foi confirmado, mas deve ser semelhante ao praticado pela Apple com o iPad no país.

Asus revela tablet poderoso para tentar derrubar o iPad

Aparelho possui processador Core i5 e 4 GB de RAM. Empresa colocará dispositivo no mercado por US$ 1.100.

Em um evento realizado antes da abertura da Consumer Electronic Show (CES) 2011, a fabricante Asus apresentou um computador tablet com configuração robusta para concorrer com o iPad, da Apple. O Eee Slate EP121 table tem como destaque o processador Intel Core i5-470M, 4 GB de RAM e 64 GB de espaço em disco.

O aparelho roda o sistema operacional Windows 7, tem tela sensível ao toque de 12,1 polegadas com resolução de 1280 x 800, entradas USB e HDMI e câmera frontal de 2 megapixels. O tablet será compatível com canetas stylus que, de acordo com a fabricante, permite "desenhar com maior precisão".

A Asus afirma que planeja lançar o Eee Slate EP121 ainda na primeira metade de 2011 no mercado norte-americano com o preço de US$ 1.100.

Em clima de 'todos contra o iPad', tablets dominam abertura da CES

Pioneiro da tecnologia trará produto que roda Windows para o Brasil.Até controle de temperatura migrou para formato popularizado pelo iPad.

 

Há um ano, o iPad era apenas um boato. Isso não evitou, no entanto, que o presidente da Microsoft, Steve Ballmer, apresentasse na abertura do Consumer Electronics Show (CES) de 2010 um protótipo de um tablet que chegaria para competir com o aparelho ainda inexistente da Apple. Um ano depois, o impacto provocado pelo iPad no mercado de computação fica mais evidente: a CES 2011, que começa nesta quinta-feira (6) em Las Vegas, nos Estados Unidos, será a feira dos tablets.

Todos querem um pedaço do saboroso mercado criado praticamente do zero pela Apple em abril de 2010, e que deve atingir US$ 25 bilhões neste ano, segundo análise do banco J.P. Morgan. A Lenovo, dona da antiga linha da IBM, entrou no jogo com o LePad, que roda Android e, no melhor estilo Transformer, vira um notebook completo com Windows 7. A Asus, criadora do conceito do netbook, vai usar a força da marca Eee PC em seus aparelhos operados pelo toque.

Até mesmo um pioneiro dos tablets aproveitou a CES para reinvestir no mercado. A texana Motion Computing colocou no mercado seu primeiro slate, como eram conhecidos os primeiros computadores com tela sensível ao toque, há 8 anos. De novembro de 2002 para cá, a companhia de Mike Stinson só viu o mercado decolar com a chegada, em abril de 2010, do iPad. Não há ressentimento, afirma Stinton. Ele sabe que o importante não é ser o primeiro, mas sim ser o primeiro que as pessoas querem.

"Agora as pessoas sabem o que é um tablet, para que ele serve, e quais suas vantagens. Bom para todo mundo que está nessa área", diz. "Será possível, por exemplo, expandir nossa linha para outros países. Estaremos, inclusive, no Brasil". O consumidor brasileiro poderá comprar aparelhos como o CL900, ultrarresistente, com chip Intel Atom e memória sólida de 64 GB, a partir do segundo semestre. Nos EUA, ele será vendido por cerca de US$ 1 mil.

Os tablets da Motion Computing têm como vantagem o fato de rodarem Windows 7, sem restrições. Embora o sistema esteja longe de ser fácil de usar como os aparelhos com Android e o próprio iPad, há uma integração mais suave com ecossistemas corporativos já baseados no sistema operacional da Microsoft. Enquanto a nuvem não se tornar uma realidade onipresente, é o trunfo que a empresa de Redmond tem para atrair consumidores.

Na CES 2011, os tablets não ficam apenas nas bolsas. A Trane, empresa mais conhecida nos EUA por vender aparelhos de ar-condicionado, criou um sistema de termostatos inteligentes controlável por uma pequena tela portátil sensível ao toque. "É uma questão de linguagem, as pessoas hoje entendem que um tablet pode ser o controle remoto de tudo na vida", afirma o gerente de produto Tim Storm. Quando não está sendo utilizado, o controle vira um porta-retratos digital.

Há também o apelo ecológico. O termostato, batizado de ComfortLink II, usa informações de previsão de tempo baixadas da internet para calcular a necessidade de aquecimento e refrigeração específica para cada cômodo. Economizar energia, em tempos de sustentabilidade, sempre é um atrativo comercial.

Google apresenta novo sistema Android para tablets

'Honeycomb' permite configurar área de trabalho livremente.
Usuários poderão usar loja virtual de livros da empresa.

O Google anunciou a nova versão do seu sistema operacional Android focado para tablets. Chamado de 'Honeycomb', ele modifica toda a experiência visual já conhecida pelos usuários de smartphones com o sistema, tentando permitir um uso mais fácil dos aparelhos.


De acordo com o vídeo oficial divulgado pelo Google, a versão 3.0  do Android traz diversas opções de configuração de áreas de trabalho para os usuários, navegador Chrome, função de leitor digital, acessando milhares de livros disponíveis no serviço Google eBooks e acesso à conta do Gmail em uma página especial.


Além disso, o sistema permite conversar com usuários cadastrados no serviço Gtalk por meio de vídeo e acessar o Youtube em uma página especial. O Google Maps, serviço de mapas e geolocalização da empresa, traz um visual em 3D, permitindo que o usuário visualize a altura dos prédios, por exemplo.



Ainda não há previsão de lançamento do sistema operacional. Entretanto, especula-se que a Motorola possa anunciar um tablet que usará o Android 3.0 na Consumer Electronic Show (CES) 2011, que ocorre entre esta quinta (6) e o domingo (9) em Las Vegas, nos Estados Unidos.


Conversas por meio de vídeo são um dos destaques do sistema operacional para tablets.

Toshiba apresenta tablet com nova versão do Android em feira nos EUA

Evento receberá cerca de 125 mil visitantes em Las Vegas. Aparelho de 10 polegadas roda a versão Android 2.4, do Google.


A Toshiba informou que irá revelar o seu novo tablet de 10 polegadas durante a feira “Consumer Electronics Show” (CES), que acontece durante esta semana em Las Vegas, nos Estados Unidos. O novo tablet da Toshiba irá rodar a última versão do sistema operacional do Google, Android 2.4, ou “Honeycomb”. Segundo analistas, a principal função do aparelho é a capacidade de assistir vídeos em alta qualidade.

O novo modelo terá uma superfície de borracha na parte traseira e uma placa substituível para ser usada na parte de trás que permitirá customizar a aparência do tablet. No primeiro momento, o acesso à internet será limitado à conexão Wi-Fi, mas o aparelho terá Bluetooth e GPS.

As imensas vendas do iPad inspiraram uma explosão de aparelhos concorrentes na feira deste ano. O mercado de tablets deve disparar para mais de 150 milhões de unidades em 2011, e os analistas antecipam que, além da Toshiba, empresas como Motorola e Lenovo usem a CES para demonstrar seus rivais para o iPad.

O evento, que é o considerado o mais importante na exibição de inovações tecnológicas, receberá cerca de 125 mil visitantes esta semana em Las Vegas. No ano passado, uma série de leitores eletrônicos para livros e periódicos foi o maior destaque do evento. Protótipos de tablets mais elaborados foram exibidos, mas as empresas estavam esperando para ver como a Apple se sairia com o iPad, lançado semanas depois da CES do ano passado.

RAmos anuncia três tablets para a CES 2011

As tablets devem rodar o sistema operacional Android e terão tamanhos variados.


Foi anunciado no site chinês imp3 a apresentação de três tablets na CES 2011, a RAmos W10, RAmos W12 e RAmos W15. Você pode conferir a cobertura da CES deste ano no Baixaki clicando neste link.

Começando pela RAmos W10, ela possui tela sensível ao toque de 3,8 polegadas, processador ARM Cortex-9, 512 MB de memória RAM DDR2, chip gráfico e roda o sistema operacional Android 2.2. Além disso, ela possui bom desempenho para gamers e ainda pode se conectar a outros dispositivos via Wi-Fi ou Bluetooth.

Já a RAmos W12 é praticamente igual a primeira, com a diferença que a tela é um pouco maior: 8 polegadas (aspecto 4:3), também sensível ao toque. Por fim, a RAmos W15 também possui tela de 8 polegadas, mas com aspecto 16:9 e o processador é um Rockchip RK2918 Cortex-A8.

AOC anuncia tablet custando menos de 200 dólares

O gadget deve sair ainda este mês rodando a versão 2.1 do Android.


A AOC anunciou esta semana o lançamento de um tablet rodando o sistema Android 2.1. O aparelho, que recebe o nome de Breeze, possui uma tela de oito polegadas e sairá a um preço inicial de menos de 200 dólares nas maiores redes de varejo.

A tela touchscreen ainda possui função de autorrotação e resolução de 800x600 pixels. A bateria do tablet dura em torno de 12 horas e ela ainda possui entrada USB 2.0, saída de áudio, memória interna de 4 GB, suporte para cartão de memória SD e conexão Wi-Fi.

A AOC é uma das maiores fabricantes de telas e monitores de LED/LCD e HDTVs do mundo, e agora entra no mercado dos tablets. O Breeze pode não ter os melhores recursos disponíveis, mas chega com um preço competitivo e com a qualidade AOC.

Imagens de tablet da Dell vazam na web

Com sistema Android, Dell teria a intenção de derrubar a Samsung Galaxy Tab do mercado.



A Federal Communications Commission (FCC) publicou em seu site uma série de relatórios de testes realizados com o novo tablet da Dell. Ao que tudo indica, o gadget deve rodar sistema Android, entretanto, os documentos não apresentam muitos detalhes a respeito do funcionamento produto.

O equipamento deve ter aproximadamente sete polegadas, Bluetooth, acesso a rede Wi-Fi e 3G. O gadget teria processador NVIDIA Tegra e memória RAM de 4GB e contaria ainda com uma câmera na parte frontal, com resolução de 1,3 MP para a realização de videochamadas.

Rumores apontam uma parceria entre a Dell e a AT&T para a venda de pacotes de dados, entretanto, os aparelhos não devem ser bloqueados para o uso em outras operadoras, o que garante que o produto chegue a mercados internacionais em pouco tempo.

Ainda não foram divulgadas informações a respeito do lançamento ou valores do produto, entretanto, a intenção da Dell seria a de concorrer diretamente com outras tablets que rodam sistema Android, como a Samsung Galaxy Tab.

Opera prepara browser para tablets

A Opera Software revelou hoje que irá lançar um navegador específico para tablets e computadores netbooks.
A empresa promete apresentar a novidade publicamente (veja abaixo vídeo sobre o produto) durante a feira Consumer Electronics Show (CES), que ocorre nesta semana em Las Vegas.



"Em 2011, os tablets serão uma nova necessidade. “Nosso browser trará a mesma experiência segura de navegação na web para tablets e computadores netbooks”, afirma o diretor de desenvolvimento, Christen Krogh.

A Opera, que conta com navegadores para computadores pessoais e celulares, também está investindo no segmento de computadores tablet, que vem crescendo rapidamente.

O grupo de pesquisa Gartner estima que esse mercado, criado pelo Apple iPad, atinja 55 milhões de unidades em 2011, ante 19,5 milhões do ano passado.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Serão lançados no mínimo 70 tablets na CES 2011

Segundo analista, esse é o número mínimo esperado de aparelhos anunciados por diversas empresas.


O analista da empresa de investimentos Caris & Company, Craig Ellis, tem uma estimativa que serão revelados no mínimo 70 novos tablets na CES 2011 em Las Vegas. Segundo ele, acompanhando os anúncios, somente no mês passado já havia 38 produtos cujas expectativas eram de ser exibidos na feira.

Segundo Ellis, o levantamento é de:
  • 18 modelos anunciados com Intel Atom;
  • 14 tablets com NVIDIA Tegra;
  • 10 produtos Freescale Semiconductor;
  • 6 slates com sistema em chip (system-on-chip ou SoCs);
  • Diversos com SoCs da Marvell, Qualcomm e outras.
O analista acredita que será demonstrado um número maior de aparelhos do que foi previsto. Ainda segundo ele, na guerra pelo mercado consumidor, empresas como a Intel precisariam demonstrar aparelhos com chip Medfield de 32 nm, por exemplo, para deixar a feira como “vencedora”.

Em alguns casos, os números apresentam algumas divergências entre produtos previstos e anúncios efetuados pelas empresas responsáveis.

Fabricante do BlackBerry nega que bateria de tablet tenha fraca duração

Analista afirmou nesta semana que bateria do 'PlayBook' dura poucas horas.Empresa atrasou lançamento para reprojetar produto, disse Shaw Wu.

A Research In Motion (RIM) defendeu seu tablet PlayBook, ainda em desenvolvimento, contra alegações de que a durabilidade de sua bateria é menor que a dos concorrentes já no mercado, afirmando que o consumo de energia será comparável.

O analista Shaw Wu, da Kaufman Bros, citou esta semana fontes afirmando que a bateria do PlayBook dura "poucas horas" em comparação às 6 horas do Galaxy Tab, da Samsung, e 10 horas do iPad, da Apple. Wu disse que a RIM tem sido forçada a atrasar o lançamento do PlayBook para que possa reprojetar o produto, revelado no fim de setembro com previsão de lançamento no início de 2011. A RIM desmentiu as alegações de Wu.

"Qualquer teste ou observação da duração da bateria por qualquer um de fora da RIM teria sido baseada em unidades pré-testes que foram fabricadas sem o gerenciador de energia implementado", disse a RIM, que fabrica os smartphones BlackBerry, em declaração via e-mail. A empresa afirmou que o desenvolvimento da bateria está dentro do cronograma.

Analistas estimam, em média, que a RIM venderá menos de 4 milhões de unidades do PlayBook após seu lançamento. A Apple comercializou mais de 7 milhões de unidades do iPad desde o lançamento do tablet em abril.

Como serão as telas sensíveis ao toque em 2014

De tempos em tempos, empresas de tecnologia apresentam vídeos conceituais que tentam nos adiantar como será o mundo no futuro. Lousas digitais, carros que dispensam o condutor e TVs de alta qualidade – finas e dobráveis – são algumas das apostas dos futurólogos. Entre tantas promessas, uma parece onipresente: as telas sensíveis ao toque.

Os suecos do Astonishing Tribe, uma empresa especializada em design e interfaces digitais, produziram um vídeo que pretende revelar como se dará, em 2014, a adaptação do ser humano à invasão da tecnologia touchscreen – que já está em marcha, diga-se. Para eles, as telas sensíveis ao toque serão totalmente maleáveis e terão um impressionante poder de conexão e compartilhamento de conteúdo.


Future of Screen Technology from Beto on Vimeo.